Como fazer um bom mapeamento dos Stakeholders 6


Mapear e Gerenciar stakeholder é um processo tão crucial para o Gerente de Projetos que na 5ª Edição do PMBOK ela passa a ser uma Área do Conhecimento. Quantas vezes não descobrimos que alguma parte interessada não havia sido envolvida corretamente desde o início do projeto? Neste vou disponibilizar mais uma ferramenta que pode auxiliá-lo neste mapeamento.

Boa Leitura!

stakeholders

O termo stakeholders vem da expressão “At Stake” (Está em Jogo), ou seja, todas as pessoas, organizações formadas por clientes, patrocinadores, executores e o próprio público usuário do produto do projeto que estejam envolvidos direta ou indiretamente com o mesmo é considerado stakeholder (Parte Interessada) do Projeto. Quando falo indiretamente, me refiro às pessoas que possam ser afetadas de forma positiva ou negativa pela implantação do projeto.

Vale ressaltar que, de acordo com o avanço do projeto, a capacidade das partes interessadas de influenciar as características do Produto ou do Projeto, assim como seu custo, é sempre mais alta no início do projeto, diminuindo a medida que o projeto avança. Porém, identificar uma parte interessada na fase final do projeto pode ser determinante para reverter este quadro, inclusive chegar ao limite de cancelar ou inviabilizar o projeto.

Nesta ferramenta, tentei englobar alguns conceitos relacionados ao gerenciamento de stakeholders sendo eles Determinar quem são, Classificar a Influência dos mesmos e Mapear a Comunicação e Responsabilidades.

ARQUIVO:

Logo_Microsoft_Excel_2013

 

APLICABILIDADE:

stakeholders


sobre Alcides Luiz

Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Pós Graduado em Gestão Empresarial pela FGV, atuo no mercado financeiro e escrevo artigos sobre Gerenciamento de Projetos


Deixe uma resposta

6 thoughts on “Como fazer um bom mapeamento dos Stakeholders