Ferramentas

Nesta área você encontrará Ferramentas, Apresentações e Videos, e Materiais Técnicos relacionados a gestão de projetos, como Canvas, Matriz de Riscos, Análise Pert, Six Sigma, Cronograma, Custos e Dashboards diversos.

 

 FERRAMENTAS

EM BRANCO

COM EXEMPLO

ROTEIRO DE TESTES

Um dos momentos cruciais da implantação de um projeto de software é a homologação, a validação de que a solução que está sendo implantada esta aderente ao escopo do projeto e atende a cada uma das linhas dos requisitos do projeto.

Veja o Artigo!
DESEMPENHO DO CRONOGRAMA e CUSTOS DO PROJETO

Existem diversas métricas para medir o desempenho de projetos, assim como formas visuais de demonstrá-los, cada empresa, cada PMO, cada segmento da economia tem seu template.

Veja o Artigo!
PROJECT e PORTFOLIO MODEL CANVAS – VERSÃO 2.0

A implantação de modelos de Portfólio e Project Model Canvas pelo Professor José Finocchio Jr. tem gerado bastante assunto nos grupos de gerenciamento de projetos recentemente. Aproveitando a onda resolvi construir uma planilha utilizando estas duas metodologias.

Veja o Artigo!
PERT + SIX SIGMA

Quando você utiliza a combinação destas ferramentas, não só você consegue determinar a qualidade com que sua estimativa de cronograma ou custo seja aplicada, como também consegue levar em consideração os riscos envolvidos em cada atividade relacionada ao projeto.

Veja o Artigo!
 
MAPEAMENTO DE STAKEHOLDERS

Quantas vezes não descobrimos que alguma parte interessada não havia sido envolvida corretamente desde o início do projeto? Neste vou disponibilizar mais uma ferramenta que pode auxiliá-lo neste mapeamento.

Veja o Artigo!
MATRIZ PROBABILIDADE x IMPACTO

Parafraseando a Rita Mulcahy, padrões pessoais de aversão a risco são equalizados e o modelo assume o papel de promover o entendimento comum do significado de cada classificação de risco.

Veja o Artigo!
GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM EXCEL

Grandes empresas costumam comprar ferramentas complexas e muitas vezes caras, com metodologias nada intuitivas e que necessitam de customização para funcionarem de acordo com a metodologia de projetos das empresas. Esta ferramenta é a prova de que é possível se organizar utilizando apenas o Excel.

Veja o Artigo!
MAKE or BUY

É melhor desenvolver o software ou comprar alguma solução pronta? É melhor utilizar o Arquiteto da empresa ou comprar um projeto pronto? Diante destas dúvidas surge espaço para mais uma ferramenta que disponibilizarei no blog. Make or Buy vai te ajudar a responder esta questão.

Veja o Artigo!
 
CALCULANDO RESERVAS DE CONTINGÊNCIA E GERENCIAMENTO

Obter assertividade em Custos e Prazos é tão complexo que uma parte obrigatória do processo de construção do Plano do Projeto é a constituição de reservas. Estas reservas não só garantem que as variações de cenário sejam suportadas pelo patrocinador do projeto como também que o mapeamento de riscos foi executado de forma a quantificar parte destas variações.

Veja o Artigo!
 

 

 

Best online bookmaker Sky Bet read full bookie review at bettingy.com

Desde 01 Maio de 2013 - Obrigado pela Visita!