Análise PERT com Sigma para Estimativa e Custos

Para iniciar com o pé direito, montei uma ferramenta em Excel que calcula o PERT e monta a escala Sigmas. No Post constam as fórmulas utilizadas e os racionais do cálculos.

Boa Leitura!

Este é o Post inaugural, publicado no dia do Trabalho (01/05/2013) e com o objetivo de fortalecer ainda mais a comunidade de Gerenciamento de Projetos no Brasil.

O blog será focado em ferramentas de gerenciamento de projetos apesar de reconhecer e acreditar que nenhuma ferramenta substitui o trabalho de um Gerente de Projetos, não dá para negar que elas são fundamentais para o dia-a-dia.

ANÁLISE PERT: 

Também conhecida com Estimativa de Três Pontos, a análise PERT tem como objetivo minimizar o risco de uma estimativa de custo ou de prazo não levar em consideração todos os riscos envolvidos naquele prazo. A análise contempla a utilização dos cenários Pessimista, Provável e Otimista para calcular o prazo ou custo médio da Atividade, Tarefa ou Projeto, claro dando maior peso ao cenário Provável.

SIGMA: 

Também conhecido como Desvio Padrão, representa basicamente o nível de qualidade que uma empresa tenta atingir nos processos, produtos ou serviços que presta. Trazendo para o nosso mundo, basicamente é a assertividade que você quer ter nas estimativas (sejam elas de custo ou prazo) dos projetos que você gerencia.

PERT + SIGMA: 

Quando você utiliza a combinação destas ferramentas, não só você consegue determinar a qualidade com que sua estimativa de cronograma ou custo seja aplicada, como também consegue levar em consideração os riscos envolvidos em cada atividade relacionada ao projeto.

FÓRMULAS UTILIZADAS: 

PERT: [CENÁRIO PESSIMISTA + (4 × CENÁRIO PROVÁVEL) + CENÁRIO OTIMISTA] / 6

DESVIO PADRÃO: (CENÁRIO PESSIMISTA – CENÁRIO OTIMISTA) ÷ 6

VARIÂNCIA: [(CENÁRIO PESSIMISTA – CENÁRIO OTIMISTA) ÷ 6] ²

INTERVALO: PERT ± DESVIO PADRÃO

IMPORTANTE: Ao calcular o Desvio Padrão e a Variância dos Resultados, utilize a fórmula abaixo:

DESVIO PADRÃO DO RESULTADO: √ RAIZ QUADRADA DA SOMA DAS VARIÂNCIAS DAS ATIVIDADES

VARIÂNCIA: SOMA DAS VARIÂNCIAS DAS ATIVIDADES

O INTERVALO representa o um 1 SIGMA na escala do gráfico, o que representa uma assertividade de 68% no prazo ou custo que esta sendo avaliado no projeto. Para acrescentar “sigmas” adicione o DESVIO PADRÃO aos Sigmas anteriores. Os Sigmas também podem ser utilizados como limites de controle dos projetos.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

“É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós.” (José Saramago)

2013 - 2020

Fale comigo!

Certeza que na primeira oportunidade responderei a mensagem!

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?