Desempenho do Cronograma e Custos do Projeto

Existem diversas métricas para medir o desempenho de projetos, assim como formas visuais de demonstrá-los, cada empresa, cada PMO, cada segmento da economia tem seu template. Minha ideia neste post é demonstrar em uma visão gráfica o desempenho do cronograma e do custo em uma ferramenta que facilita muito minha vida no momento de apresentar status de projetos.

Boa Leitura!

Desde quando comecei a trabalhar com projetos e em PMOs, tanto em estruturas projetizadas quanto em estruturas funcionais, tenho a sensação que a cobrança pela perfeição do encontro dos “pontos 1” do IDP com o do IDC muitas vezes faz com que a avaliação do resultado de um projeto seja extremamente dura (isto é, quando chegam a ser implantados), e em alguns casos até injusta.

Desvios devem, muito mais do que somente ser reportados, ser entendidos. Devemos também entender a dinâmica do erro, suas consequências (positivas e negativas) e quais lições tiramos dele.

Recentemente li uma matéria na Harvard Business Review que fala sobre Como Aprender com os Erros, e o que mais me chamou a atenção foi a correlação entre os conceitos lá apresentados com o Gerenciamento de Projetos de um modo geral, não nos permitimos errar, mesmo quando ainda há tempo para isto.

Foi pensando nisto que resolvi voltar a postar no Blog, desta vez trazendo uma forma simples e prática de reportar e calcular o Valor Agregado e a maioria dos indicadores de desempenho apresentados nos livros de Gerenciamento de Projetos. O Objetivo é facilitar o trabalho, dado que depois de preenchido, a apresentação do status está praticamente pronta.

Antes que os acadêmicos me crucifiquem, esta é apenas uma forma de calcular o Valor Agregado, que para mim, faz sentido e funciona bem para o que preciso.

Como fiquei algum tempo sem postar, resolvi caprichar e estou disponibilizando também um template em PowerPonit de como utilizar o resultado da ferramenta que estou disponibilizando hoje, em uma apresentação. Estou disponibilizando também uma versão em branco da planilha, assim você não precisa deletar meus exemplos.

INSTRUÇÕES:

Preencha apenas os campos em branco relacionados abaixo:

  • Nome do Projeto
  • % de Tolerância (Tolerável, Risco e Intolerável) que representa o quanto o projeto pode variar
  • Selecione o Período Atual
  • As Baselines de Custo e Prazo do Projeto
  • O Status de Custo e Prazo do Projeto

Vale lembrar que a massa de teste que eu utilizo, são de projetos tocados no dia-a-dia, portanto, se encontrar algum erro, peço que me informe para que eu corrija a ferramenta.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

“É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós.” (José Saramago)

2013 - 2020

Fale comigo!

Certeza que na primeira oportunidade responderei a mensagem!

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?